O que dizer e o que não dizer às famílias enlutadas?
Em situações como o falecimento de um ente querido, muitas vezes é difícil pensar no que dizer às famílias enlutadas. Como confortá-las em um momento tão difícil? Falar bem e com segurança, para que as palavras de condolências não causem ainda mais transtornos aos enlutados, pode ser um problema para muita gente. Segundo a psicóloga Milena, é difícil encontrar palavras de conforto neste momento.
“Nada que seja dito vai diminuir a intensidade da dor sentida pela pessoa que está de luto. Sugiro que esteja próximo. Um abraço neste momento pode ser mais confortante”, acrescenta. Acostumado a presenciar situações difíceis para amigos e familiares, o gerente do Morada da Paz ressalta que existem situações que precisam ser levadas em consideração antes de agir diante de um velório: a solidariedade para com a família e a própria dor diante da perda.
“Depende do seu estado emocional e físico. Caso acredite que não esteja em condições emocionais para presenciar aquela situação, uma mensagem por meio eletrônico ou telefonema seria mais interessante. O importante é respeitar os seus limites”, conclui. Confira algumas dicas do que dizer e do que não dizer no momento da perda:
Não dizer:
– Está tudo bem?
– Foi melhor assim
– Ele está num lugar melhor
– Eu sei como você se sente
– Comigo aconteceu algo ainda pior
Dizer:
– Deve ser um momento muito difícil para você
– Sinto muito pelo seu sofrimento
– Sinto muito pela sua perda
– Eu posso imaginar o que você está sentindo
– Você deve sentir muita falta dele(a)
O Grupo Morada indica o site do projeto “Vamos Falar Sobre o Luto?” para conferir mais dicas sobre o que dizer e o que não dizer para quem perdeu alguém.