Lidando com a morte de um ente querido por suicídio
Perder um ente querido é uma das maiores dores que o ser humano pode enfrentar. Entretanto, quando esta perda é ocasionada por um suicídio, a dor parece tomar proporções maiores e mais devastadoras. É muito comum que o sentimento de culpa tome conta dos familiares e amigos da pessoa falecida, mas é importante saber que o suicídio é um ato individual e solitário, e em pouquíssimas vezes as pessoas próximas poderiam ter evitado.
É necessário trocar os sentimentos de culpa, raiva, dor e sofrimento por aceitar a simpatia e compaixão dos outros. Isolar-se e procurar culpados não vai trazer o ente querido de volta, e muitas vezes isso pode ocasionar ainda mais sofrimento para as pessoas próximas.
Uma das alternativas para quem perdeu alguém para o suicídio é procurar um grupo de apoio, onde dividir o sofrimento e as angústias vai tornar a superação menos dolorosa.
Acima de tudo, é importante entender que este momento não precisa ser vivido sozinho, e que a ajuda de outras pessoas é muito importante.