Superação

Confira algumas dicas de etiqueta em situações de luto

O que usar em velórios? O que dizer? Como se comportar? Essas são questões que raramente paramos para nos preocupar no dia a dia. Porém, em um momento de dor com a perda de uma pessoa querida ou próxima, essas dúvidas vêm à tona. E mesmo diante do luto e tristeza, ainda temos que nos preocupar com as formalidades sociais.
Para alguns, etiqueta em velório é desnecessária, mas saber se portar em momentos como esse é mais que uma simples formalidade, é uma questão de respeito e consideração. Na dúvida do que fazer, manter a discrição e o bom senso é primordial e preciso.

Roupa

Em nossa cultura, as cores falam por si. O preto, por exemplo, pode significar sinal de luto e o branco sinônimo para paz, leveza e elegância. No entanto, mais do que entender a psicologia das cores é perceber que o velório é um evento solene. “Vestir-se, então, de forma social é um grande acerto”, comenta Antônio Ricardo Santos, gerente da Central de Velórios Morada da Paz.

Ele também indica evitar roupas muito justas, curtas, decotadas, com cores vibrantes ou brilhosas, gravatas extravagantes e camisas de bandas ou times. Para Ricardo, cores leves e claras vão significar discrição, característica necessária para a ocasião.

O que dizer?

Falar bem e com segurança para que as palavras de condolências não causem ainda mais transtornos aos enlutados pode ser um problema para muita gente. Segundo Milena, Psicóloga, é difícil encontrar palavras de conforto nesse momento. “Nada que seja dito vai diminuir a intensidade da dor sentida pela pessoa que está de luto. Sugiro que esteja próximo. Um abraço nesse momento pode ser mais confortante”, acrescenta. Acostumado a presenciar situações difíceis para amigos e familiares, o gerente do Morada da Paz ressalta que existem situações que precisam ser levadas em consideração antes de agir em um velório: a solidariedade para com a família e a própria dor diante da perda. “Depende do seu estado emocional e físico. Caso acredite que não esteja em condições emocionais para presenciar aquela situação, uma mensagem por meio eletrônico ou telefonema seria mais interessante. O importante é respeitar os seus limites”, conclui.
Para facilitar esse contato, o Morada da Paz, oferece em seu site o obituário online chamado de (Morada da Memória). Este serviço não fica restrito a divulgar apenas informações relacionadas aos velórios e sepultamentos, mas também conta com uma página exclusiva na qual os visitantes podem deixar homenagens ao falecido e mensagens de conforto e carinho para a família enlutada. Além disso, as informações sobre o falecimento podem ser divulgadas nas redes sociais, permitindo assim que as famílias comuniquem horários e locais aos amigos e familiares de maneira mais prática e menos dolorosa.

Coroa de Flores

O envio de flores é uma homenagem póstuma muito bem-vinda. Se a entrega for feita pela floricultura, ainda melhor. Independente do tipo de relação mantida com a pessoa falecida, o importante é enviar a coroa de flores acompanhada de uma mensagem curta de pesar com o nome do remetente. Quando se é conhecido apenas dos familiares, sugere-se que a mensagem seja direcionada à família.
Antônio Ricardo dá alguns exemplos. “Para o caso de conhecer um enlutado, ou membros da família, pode ser enviado algo como: Nos solidarizamos com a família Silva neste momento de saudade. João e Família. Ele ainda lembra: nunca esqueça o remetente. “Quando a relação era com o falecido, o texto é direcionado a ele. Exemplo: Sua lembrança permanecerá entre nós. João e Família”.
O cerimonial do Morada da Paz, quando autorizado pela família, ao final do funeral recolhe as faixas das coroas de flores e entrega posteriormente aos familiares, digitadas no livro de presença.

Comparecimento do chefe

Quando a relação com o falecido é profissional, é sempre bem-vindo o envio de coroa de flores pela empresa. Porém, a presença do chefe no velório significa honra e atenção à família. Na impossibilidade do comparecimento, é cordial o envio de mensagem escrita. Essa é uma dica tanto para chefes quanto colegas, amigos ou parentes. Acompanhada ou não de flores, o ato traduz respeito e condolência.
Junto da mensagem, uma explicação sobre o motivo da ausência é muito importante. “Um exemplo de mensagem de pesar com pedido de desculpa da ausência seria: Impossibilitados de estarmos presentes neste momento de despedida, recebam nossa homenagem póstuma. João e família”, exemplifica o gerente da central de velórios.

Deixe um comentário